Estimados miembros, os informamos que Fotolog estará inaccesible de forma permanente en las próximas semanas.
El objetivo de esta comunicación es que podáis recuperar todos vuestros datos e informaciones lo antes posible, y en cualquier caso antes del 20 de Febrero del 2016.
Esperamos que podáis continuar con vuestros blogs y compartir vuestras fotos en otras plataformas.
Por favor, haced circular esta información a todos los demás miembros de la comunidad.

Dear members, the Fotolog platform could be permanently unavailable in the upcoming weeks.
We wanted to inform you of this matter, as hosting provider, so you can retrieve your data as quickly as possible and in any event before February the 20th of 2016.
We hope you can continue your blogs and your photos sharing on other platforms.
Do not hesitate to share this information with all other members of the community.

Chers membres, les services Fotolog risquent d'être définitivement inaccessibles dans les semaines à venir.
Nous souhaitions vous en informer, en notre qualité d’hébergeur, afin que vous puissiez récupérer vos données au plus vite et en tout état de cause avant le 20 février 2016.
En espérant que vous pourrez continuer vos blogs et vos partages de photos sur d'autres plateformes.
Pensez également à faire circuler cette information auprès de tous les autres membres de la communauté.

 
Avatar bi48

Homenagem a Melo Marques - o primeiro submarino brasileiro -

Nuporanga (do Tupi-Guaraní Campos Belos - Nhu-Poran) no Oeste paulista, viveu uma grande epopéia nos primórdios deste século (1901 a 1908). O seu intendente (Prefeito) acabara de planejar e construir um modelo em miniatura de um novo submarino. Mello Marques fora aluno do Colégio Naval. Filho legítimo do Com. Joaquim Candido de Azevedo Marques e d. Rita de Mello Azevedo Marques, nascera em S. Paulo, em 6 de dezembro de 1869. Em 1º de novembro de 1890 foi promovido a segundo tenente da Armada e, em 1892, pediu reforma, mudando-se para Batatais. Nesta cidade abriu escritório de agrimensura com Manoel Gustavo de Andrade Junqueira. Mudou-se para Nuporanga em 1899, sendo eleito intendente municipal e reeleito em várias legislaturas, até 1906.




ligado 11 dezembro 2007 484 Visualizações



Avatar dra_monica

Dra_monica ligado 11/12/2007

oieeee lindo isso
bjj bjs


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Madmayla ligado 11/12/2007

olha que bacana!!!


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Tooshy ligado 11/12/2007

E um peixe? Um aviao? Nao, e um submarino!

bjs


Avatar jurinharr2

Jurinharr2 ligado 11/12/2007

OLA AMIGO LINDO COMO ESTA?
DESEJO-LHE UMA ABENÇOADA MANHA DE TERÇA
E UM FELIZZZZZ NATAL
B-JINHUS
JU;P

http://www.fotolog.com/ju_angel


Avatar bonbonzinhuh

Bonbonzinhuh ligado 11/12/2007

**oi**


"Mesmo estando na estrada certa, será atropelado se ficar apenas sentado nela."

Will Rogers

beijokas!
geli*


Avatar angela_angelina

Angela_angelina ligado 11/12/2007

Olha a aula de história!
8-)

bom dia prá vc !


Avatar ednaboff1

Ednaboff1 ligado 11/12/2007

humm

e viva Mello Marques!!!


gostei de saber tudo isso

o submarino aí de pedra, parece um peixo, ficou lindoo


bjokas e ótimo dia


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Bi48 ligado 11/12/2007

Em 1908 o protótipo do submarino "Mello Marques" como era chamado, mas por seu inventor denominado "Nuporanga", figurou na Grande Exposição Nacional, no Rio de Janeiro. No entanto como assinalou Aleixo Irmão, o submarino àquela altura já se "afundara nas águas da indiferença governamental" . Só em 1913, depois de haver renovado sua esquadra de superfície, teria o Brasil uma frotilha teria o Brasil uma frotilha de submergíveis, adquirida na Itália, de onde viria o Jaú, o "Savóia" com que João Ribeiro de Barros se sagrou o primeiro brasileiro a realizar a travessia aérea do Atlântico Sul. A respeito do submarino, o historiador Hélio Damante escreveu no "Estado de S. Paulo", de 17-10-1976, sob o título "Um paulista aperfeiçoa o submarino", no qual louva o feito do então intendente de Nuporanga. José Aleixo Irmão, no seu livro "Nuporanga, minha terra" coligiu tudo o que existe acessível a respeito nos arquivos e jornais da época incluindo a Revista Naval e a Revista Marítima Brasileira. O inventor do submarino, quando prefeito de Nuporanga, está perpetuado no brasão de armas da cidade, no simbolismo da âncora de prata.

Fonte: http://inventors.about.com/library/inventors/blsubmarine3.htm


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Bi48 ligado 11/12/2007

No dia 19 de outubro de 1901, falando das festas que foi recebido Mello Marques, expendeu o jornal local "Nuporanga": "Como já noticiamos, chegou sabbado passado nesta cidade o nosso distinto Intendente, o Dr. Luiz de Mello Marques, que acaba de patentear aos povos civilizados, o gênio, a inteligência o trabalho, e perseverança nacionaes, revellando os sorprehendentes effeitos práticos do seu maravilhoso invento, o submarino, que mui justamente recebeu o seu nome Mello Marques." Em 10 de setembro de 1908, eis que o submarino Mello Marques é novamente submetido a experiência em um tanque no jardim do Catete. A esse ato estiveram presentes o Presidente da República Afonso Pena, o ministro da marinha Alexandrino de Alencar, o marechal Xavier Câmara (ministro interino da Guerra), o ministro da Indústria e Viação Miguel Calmon e David Campista, ministro da Fazenda. "Todas as evoluções preestabelecidas foram, sem discrepância, executadas pelo submarino, o que entusiasmou muito o sr. Presidente da República que felicitou vivamente o inventor"


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Bi48 ligado 11/12/2007

No Brasil, em meados de 1901, já o ministro da Marinha autorizara a construção de um modelo no arsenal que servisse às experiências oficiais. Ao modelo do submarino Mello Marques em forma de peixe apresentado externamente, com hélice propulsora e o leme na cauda e, na proa, duas aberturas para lançamento de torpedos, foi por despacho do Ministério da Indústria, de 26 de julho de 1901, concedido o privilégio de três anos para experimentos. Em Nuporanga havia o inventor construído, com o auxílio do marceneiro Jerônimo Barbosa da Silva e de Ferreira, o João Ferreira ou "João Branco", um modelo, em miniatura, que funcionou satisfatoriamente, no tanque feito a tal fim. A tribuna de 3 de outubro de 1901, fez a apreciação do sub-marino "Mello Marques", dizendo, a certa altura: "Agora outro engenheiro brasileiro pretende ter resolvido o problema da navegação sub-oceânica. É o snr. Dr. Mello Marques que do snr. Ministro da Marinha obteve autorização para construir o modelo do seu submarino. Todos os aspectos que a navegação submarina apresenta foram cuidadosamente estudados e resolvidos nesse invento em que o sr. Mello Marques procura conciliar as qualidades imprescindíveis a um submarino de guerra com a mais singela e segura praticabilidade do manejo. Possui deste modo, o submarino Marques a condição necessária para a pontaria de torpedo, isto é, a parada entre duas águas."




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