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Homenagem a Melo Marques - o primeiro submarino brasileiro -

Nuporanga (do Tupi-Guaraní Campos Belos - Nhu-Poran) no Oeste paulista, viveu uma grande epopéia nos primórdios deste século (1901 a 1908). O seu intendente (Prefeito) acabara de planejar e construir um modelo em miniatura de um novo submarino. Mello Marques fora aluno do Colégio Naval. Filho legítimo do Com. Joaquim Candido de Azevedo Marques e d. Rita de Mello Azevedo Marques, nascera em S. Paulo, em 6 de dezembro de 1869. Em 1º de novembro de 1890 foi promovido a segundo tenente da Armada e, em 1892, pediu reforma, mudando-se para Batatais. Nesta cidade abriu escritório de agrimensura com Manoel Gustavo de Andrade Junqueira. Mudou-se para Nuporanga em 1899, sendo eleito intendente municipal e reeleito em várias legislaturas, até 1906.




ligado 11 dezembro 2007 295 Visualizações



Avatar dra_monica

Dra_monica ligado 11/12/2007

oieeee lindo isso
bjj bjs


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Madmayla ligado 11/12/2007

olha que bacana!!!


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Tooshy ligado 11/12/2007

E um peixe? Um aviao? Nao, e um submarino!

bjs


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Jurinharr2 ligado 11/12/2007

OLA AMIGO LINDO COMO ESTA?
DESEJO-LHE UMA ABENÇOADA MANHA DE TERÇA
E UM FELIZZZZZ NATAL
B-JINHUS
JU;P

http://www.fotolog.com/ju_angel


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Bonbonzinhuh ligado 11/12/2007

**oi**


"Mesmo estando na estrada certa, será atropelado se ficar apenas sentado nela."

Will Rogers

beijokas!
geli*


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Angela_angelina ligado 11/12/2007

Olha a aula de história!
8-)

bom dia prá vc !


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Ednaboff1 ligado 11/12/2007

humm

e viva Mello Marques!!!


gostei de saber tudo isso

o submarino aí de pedra, parece um peixo, ficou lindoo


bjokas e ótimo dia


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Bi48 ligado 11/12/2007

Em 1908 o protótipo do submarino "Mello Marques" como era chamado, mas por seu inventor denominado "Nuporanga", figurou na Grande Exposição Nacional, no Rio de Janeiro. No entanto como assinalou Aleixo Irmão, o submarino àquela altura já se "afundara nas águas da indiferença governamental" . Só em 1913, depois de haver renovado sua esquadra de superfície, teria o Brasil uma frotilha teria o Brasil uma frotilha de submergíveis, adquirida na Itália, de onde viria o Jaú, o "Savóia" com que João Ribeiro de Barros se sagrou o primeiro brasileiro a realizar a travessia aérea do Atlântico Sul. A respeito do submarino, o historiador Hélio Damante escreveu no "Estado de S. Paulo", de 17-10-1976, sob o título "Um paulista aperfeiçoa o submarino", no qual louva o feito do então intendente de Nuporanga. José Aleixo Irmão, no seu livro "Nuporanga, minha terra" coligiu tudo o que existe acessível a respeito nos arquivos e jornais da época incluindo a Revista Naval e a Revista Marítima Brasileira. O inventor do submarino, quando prefeito de Nuporanga, está perpetuado no brasão de armas da cidade, no simbolismo da âncora de prata.

Fonte: http://inventors.about.com/library/inventors/blsubmarine3.htm


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Bi48 ligado 11/12/2007

No dia 19 de outubro de 1901, falando das festas que foi recebido Mello Marques, expendeu o jornal local "Nuporanga": "Como já noticiamos, chegou sabbado passado nesta cidade o nosso distinto Intendente, o Dr. Luiz de Mello Marques, que acaba de patentear aos povos civilizados, o gênio, a inteligência o trabalho, e perseverança nacionaes, revellando os sorprehendentes effeitos práticos do seu maravilhoso invento, o submarino, que mui justamente recebeu o seu nome Mello Marques." Em 10 de setembro de 1908, eis que o submarino Mello Marques é novamente submetido a experiência em um tanque no jardim do Catete. A esse ato estiveram presentes o Presidente da República Afonso Pena, o ministro da marinha Alexandrino de Alencar, o marechal Xavier Câmara (ministro interino da Guerra), o ministro da Indústria e Viação Miguel Calmon e David Campista, ministro da Fazenda. "Todas as evoluções preestabelecidas foram, sem discrepância, executadas pelo submarino, o que entusiasmou muito o sr. Presidente da República que felicitou vivamente o inventor"


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Bi48 ligado 11/12/2007

No Brasil, em meados de 1901, já o ministro da Marinha autorizara a construção de um modelo no arsenal que servisse às experiências oficiais. Ao modelo do submarino Mello Marques em forma de peixe apresentado externamente, com hélice propulsora e o leme na cauda e, na proa, duas aberturas para lançamento de torpedos, foi por despacho do Ministério da Indústria, de 26 de julho de 1901, concedido o privilégio de três anos para experimentos. Em Nuporanga havia o inventor construído, com o auxílio do marceneiro Jerônimo Barbosa da Silva e de Ferreira, o João Ferreira ou "João Branco", um modelo, em miniatura, que funcionou satisfatoriamente, no tanque feito a tal fim. A tribuna de 3 de outubro de 1901, fez a apreciação do sub-marino "Mello Marques", dizendo, a certa altura: "Agora outro engenheiro brasileiro pretende ter resolvido o problema da navegação sub-oceânica. É o snr. Dr. Mello Marques que do snr. Ministro da Marinha obteve autorização para construir o modelo do seu submarino. Todos os aspectos que a navegação submarina apresenta foram cuidadosamente estudados e resolvidos nesse invento em que o sr. Mello Marques procura conciliar as qualidades imprescindíveis a um submarino de guerra com a mais singela e segura praticabilidade do manejo. Possui deste modo, o submarino Marques a condição necessária para a pontaria de torpedo, isto é, a parada entre duas águas."




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