Avatar adoteumbichinho

Intoxicação por Chocolate

Como chocolate é gostoso! O aroma, a textura, o sabor. Dá água na boca! E não só em seres humanos, os cães com certeza se sentem atraídos por essa iguaria. Aí, surge a dúvida de proprietários de cães sobre o quanto o chocolate é prejudicial à espécie canina. E esta dúvida tem um bom fundamento já que o chocolate figura entre os 20 envenenamentos mais comuns descritos na literatura recente pelo National Animal Poison Control Center (USA). Aqui no Brasil, não há dados estatísticos oficiais.

A prevalência é mais comum em férias e feriados devido ao fácil acesso a produtos como chocolates e doces. Os cães de pequeno porte apresentam um risco maior, pois como tem baixo peso corporal em relação a quantidade de chocolate disponível, a toxidade aumenta. Também estão mais relacionados ao problema cães jovens e filhotes, pois tendem a ingerir quantidades grandes de alimentos estranhos.

O chocolate possui em sua formulação alcalóides metilxantínicos, principalmente teobromina e cafeína. Ambas inibem os receptores de adenosina, levando à vasoconstrição, taquicardia e estimulação do sistema nervoso central (SNC). Também há um aumento da liberação de catecolaminas . Os efeitos associados são uma vasoconstrição cerebral, contração da musculatura cardíaca, estimulação do SNC e ataques convulsivos. Esses alcalóides metilxantínicos são absorvidos muito rapidamente. O consumo excessivo de chocolate resultará em toxicose gastrintestinal, neurológica e cardíaca..

A dosagem letal mínima de teobromina para um cão é de 100-200 mg/kg. Abaixo segue a quantidade de teobromina em diferentes tipos de chocolate:

Chocolate com leite: 154 mg de teobromina/100g

Chocolate de bolo: 528 mg /100g

Chocolate meio amargo: 1.365 mg /100g










ligado 23 abril 2010 375 Visualizações



Avatar adoteumbichinho

Adoteumbichinho ligado 23/04/2010

No caso de suspeita de intoxicação, leve o cão imediatamente ao veterinário que irá monitorar e estabilizar o paciente, controlando o sistema respiratório, cardíaco e nervoso, além de usar eméticos (produtos para provocar vômitos), realizar lavagem gástrica se necessário e administrar carvão ativado para adsorver os alcalóides remanescentes no trato gastrointestinal.



A evolução esperada é de 12 a 36 horas e os pacientes tratados com sucesso se recuperam completamente. O prognóstico é bom se a descontaminação oral ocorrer de 2 a 4 horas após a ingestão e quando o animal não apresenta ataques convulsivos e arritmias.





Bom, então se você for dar algum tipo de chocolate para seu cão, saiba que hoje já existem no comércio formulações específicas para cães e que se assemelham muito ao chocolate, mas não tem teobromina na sua composição. São feitos basicamente com extratos proteicos vegetais, gordura vegetal, leite, soro de leite, corantes, aroma de cacau e outros componentes não tóxicos aos cães.

Fonte: http://www.vetforpet.com.br/page9.php


Avatar adoteumbichinho

Adoteumbichinho ligado 23/04/2010

A intoxicação por chocolate provoca no sistema gastrintestinal início precoce do vômito e diarréia. No sistema nervoso central (SNC), haverá estimulação, potencialização do estado de alerta e hiperatividade reflexa, tremores e ataques convulsivos. No sistema cardiovascular há aumento da contratilidade do miocárdio e arritmias taquicárdicas.



No exame clínico, há o histórico de ingestão recente de chocolate, vômito e diarréia de 2 a 4 horas após a ingestão, inquietação e aumento da atividade e aumento da ingestão de água (poliúria). Os sinais mais avançados incluem rigidez, excitação, ataques convulsivos e hiper-reflexia.



Ao exame físico, nota-se hipertermia (aumento da temperatura corporal), hiper-reflexia, rigidez muscular, taquipnéia, taquicardia, hipotensão. Os sinais mais avançados levam a insuficiência cardíaca, fraqueza, coma e morte que pode ocorrer de 12 a 36 horas após a ingestão.




1 Grupos Preferidos »

  • adote_sp

    Adote_sp

    Este espaço é destinado a cães e gatos para serem adotados. Se você achou ou se você procura um cachorro ou gato está no lugar certo.Vamos ajudar quem está sempre ao nosso lado.




Tag - Art
Carregando...